Doodle God é o joguinho bastante original que recomendo neste fim de semana. Agora, adianto logo que ele exige um certo nível de conhecimento de inglês. Bem, na verdade, os nomes das coisas que vão aparecer também são seguidos de imagens bastante sugestivas, e como o jogo não conta tempo, dá pra jogá-lo com um dicionário online aberto em outra guia do navegador e aí, sempre que precisar, dar uma consultada lá. Sugiro o uso do
Dicionário Michaelis.
Tela de Doodle God com 4 grupos adicionais e 21 elementos criados.
Primeiro de tudo, Doodle God significa, numa tradução livre da minha parte, Deus dos Rabiscos. O jogo se inspira em crença religiosa, um pouco de mitologia e ciência.
Nesse jogo você faz o papel de Deus (ou seria melhor ‘de um deus’?) criando o mundo. A partir de 4 elementos básicos – terra, fogo, água e ar – você tem de criar coisas mais complexas: energia, vida (micróbios, insetos, animais), vulcões, processos físicos/químicos etc. etc. etc.; tudo isso para que o mundo chegue ao que é hoje – quer dizer, acho que o objetivo final é esse. 115 coisas (Elements) e 14 grupos de coisas (Groups) precisam ser criados. Cada novo Element vai fazer parte de um grupo e algumas combinações mais geniais vão criar Groups (Animais, por exemplo). Ao manipular primeiramente os 4 elementos você estará usando a mitologia. Depois que criar coisas mais complexas aí já entra a ciência. Então lembre que a partir daí a lógica de criação de coisas, quando se referir a vida, segue a teoria da evolução evoILUSÃO, entendeu? Não quero falar muito pra não tirar a graça já que o legal é ir tentando combinar as coisas e ver no que dá. Mas não fique tão preocupado com a lógica de criação porque ela não é tão rígida assim. Pelo menos até onde joguei algumas combinações um tanto tolas resultaram em outras ‘criações’!
Duas dicas! Você pode combinar elementos de um mesmo grupo. Basta selecionar um grupo duas vezes, uma de cada lado da tela. E saiba que o jogo guarda seu progresso. Pode fechar o navegador que quando você voltar vai começar de onde parou.
Na barra inferior da tela do jogo:
■ A seta faz você voltar atrás desfazer um grupo selecionado para poder escolher outro, por exemplo);
■ A lâmpada oferece ideias/dicas caso dê um branco ou te falte criatividade;
■ Os quadradinhos com linhas ao lado mostram o histórico de combinações que você já tentou;
■ A interrogação mostra as instruções do jogo (só dicas básicas… como selecionar os elementos e combiná-los).
Leve na esportiva, não se irrite com o criador do jogo e… Boa diversão!
[jogo on line, webgame, passatempo, entretenimento, biologia, evoILUSIONISMO]