O blog/coluna Sobre Palavras, que é vinculado à revista Veja, publicou no dia 14 deste mês um post sobre um site que tenta salvar palavras da língua inglesa que estão sendo abandonadas.
A proposta do Save the Words é listar as palavras "órfãs" e esperar que alguém as adote – saiba mais detalhes lendo o post. Bem que podiam criar algo semelhante pro português, né? Pois apesar da língua de Camões ter um léxico menor que a de Shakespeare, não está livre do problema.
O Sérgio Rodrigues, escritor da coluna, afirmou que se existisse algo semelhante no Brasil, adotaria a palavra inconsútil – taí uma palavra nova pra mim. Seria interessante até adotar uma palavra por dia, como sugeria um texto sobre saúde mental que li por esses dias. Era até uma recomendação do site fazer isso como um exercício de neuróbica.
Mas vamos a inconsútil. INCONSÚTIL é aquilo que é inteiro, sem costuras ou emendas, feito de uma peça só. E no sentido figurado ainda pode significar sem falhas, fendas ou interrupções. A partir de hoje passa a fazer parte do meu vocabulário.
[curiosidade, enriquecendo o vocabulário, iDicionário Aulete]
Nenhum comentário:
Postar um comentário