Pages

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Utilidades computadorianas 23

 
[programa, software, segurança, privacidade, em transações bancárias on line, dica]
 

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Revista vesga

Conforme tinha dito no comentário sobre o comentário do Thiago Bomfim [Livraria do Thiago] no post Aniversário de Darwin (no Mural na Net), aquela revista é mesmo parcial, como expõe o Michelson Borges no Criacionismo.com.br:
 

O estrabismo (vesgueira) ocorre quando um olho fica mal alinhado impedindo que os dois olhos sejam direcionados para o mesmo objeto ao mesmo tempo. Normalmente, ambos os olhos se movem juntos, de maneira que o cérebro produz uma única imagem tridimensional daquilo que os dois olhos vêem. No caso do vesgo, as imagens recebidas pelo cérebro são tão diferentes que, para evitar a diplopia (visão dupla), o cérebro pode eliminar a imagem do olho desviado. Isso faz com que a visão desse olho seja gradualmente perdida, perdendo-se também a visão de profundidade.

Com todo respeito aos portadores desse defeito visual, algumas publicações brasileiras têm se mostrado igualmente vesgas. Como era de se esperar, a matéria de capa da revista Veja da semana passada (sobre Charles Darwin) foi o assunto mais comentado, com 236 e-mails/cartas. Em segundo lugar veio a matéria sobre o PMDB, com 16 manifestações. O polêmico Diogo Mainardi ficou em terceiro, com 11.

Mais uma vez, a revista de maior circulação nacional mostrou sua visão sem profundidade ao publicar apenas quatro mensagens de leitores – todos darwinistas. São elas:

A reportagem ‘A Darwin o que é de Darwin...’ (11 de fevereiro) é de uma didática excepcional. Por influência da religião, fui ‘acordar’ e conhecer Darwin apenas no colegial. Hoje, analiso e vejo que é muito triste privar uma criança do conhecimento de um mundo tão fascinante como o de Darwin, muito mais fascinante que as histórias da Bíblia – que não fornecem respostas lógicas para o desenvolvimento da vida no planeta” (Eduardo Diaz, Valinhos, SP).

Sou monge beneditino, acredito em Deus, acredito na Igreja – e também em Charles Darwin. Qual o problema? As Escrituras não são, nem querem ser, um livro descritivo do funcionamento da natureza. A Bíblia não é um manual de ciências, e é um grande erro lê-la desse modo. No livro do Gênesis, a narrativa da Criação (por sinal duas, escritas com séculos de diferença) é apenas uma reflexão sobre a condição espiritual humana, dentro do quadro de uma introdução teológica à Aliança entre Deus e seu Povo. Os autores não tinham a mínima intenção de ‘informar’ os leitores a respeito de como o homem apareceu no mundo, mas do porquê da Aliança e da necessidade da redenção. A ciência, por sua vez, nada tem a dizer a respeito de Deus, nem a favor nem contra. Um bom cientista pode ser mau teólogo e, apesar disso, fazer boa ciência; por outro lado, um bom teólogo não pode contradizer a ciência, sob pena de fazer péssima teologia. A ciência e a fé não se opõem porque respondem a perguntas diferentes” (Dom Mateus de Salles Penteado, Ponta Grossa, PR).

Eu sou evolucionista, mas creio firmemente que antes de todas as explosões da matéria, antes dos Big Bangs, que não sei com que calendário os cientistas fixam em bilhões de anos atrás, antes de tudo, no princípio de tudo, existe o Ser infinitamente poderoso, infinitamente sábio e infinitamente santo, que nós, cristãos, chamamos Deus, autor do universo” (Dom Edvaldo G. Amaral, Arcebispo emérito de Maceió, Recife, PE).

Quando Albert Einstein afirmou que a ciência sem a religião é manca e a religião sem a ciência é cega, vaticinou que, em alguns aspectos, criacionismo e evolucionismo podem caminhar de mãos dadas” (Edvaldo Araújo, Salvador, BA).

Sem dúvida, e-mails convenientemente escolhidos, como aconteceu na semana passada.

Se Veja dá esse tratamento ao assunto das origens, o que me garante que é honesta quando trata de outros temas? Cancelei minha assinatura faz tempo. E não me arrependo.

Veja também:
 
Os grifos são meus.
 
[ateísmo, ceticismo, evoilusionismo, curiosidade, interessante]

sábado, 14 de fevereiro de 2009

GROW

Postado por mim originalmente no Mural na Net.
 
O jogo que recomendo desta vez é diferente de todos os de que já falei aqui [e no Mural na Net] até hoje e de muitos outros que você já deve ter visto por aí na net.
 
GROW, que significa crescer, é um dos vários joguinhos legais do site Eyez Maze. Há outros um pouco mais complexos lá, mas preferimos começar por um dos mais simples. Cremos que se você entender a lógica por trás dele, ficará melhor habilitado para encarar o desafio de outros jogos, como, por exemplo, o Grow Tower.
 
 
Grow
 
 
O objetivo do jogo, como o próprio nome diz, é crescer, isto é, fazer crescer essa bolinha que você vê no centro da tela do jogo, levando-a a… digamos… evoluir, fazer surgir algo novo de si, atingir um objetivo final… coisa do tipo! Para conseguir esse feito, a cada nível lhe são oferecidas duas opções/ferramentas para você "mexer" com a bolinha. A escolha não é aleatória, acredite; segue um raciocínio lógico! Veja, por exemplo, aí acima a imagem do primeiro nível. O que lhe parece mais lógico tendo em vista que você tem em mãos uma bolinha suspensa sobre o chão, um ninho e uma pá? Pra quê serve uma pá? Será que a bolinha não passa de uma bolinha? Pense! E faça sua escolha.
 
Você precisa crescer sete níveis: aqueles sete retângulos ao lado da palavra MAX (rodapé da tela). Querendo desfazer a última escolha, clique sobre a palavra Undo. Querendo voltar ao início, clique em Reset. Quando se cansar da música de fundo, clique no símbolo do microfone no canto inferior direito. Eu consegui acertar todas as escolhas de primeira! Segui o que me pareceu lógico!
 
Grow é divertido e certamente as crianças vão gostar. O criador do jogo diz na página do Grow que seu filho de 4 anos ama esse webgame. Então chame seu irmãozinho, primo, sobrinho ou filho pra jogar também.
 
Boa diversão!
 
[passatempo, webgame, entretenimento jogo on line, jogo de raciocínio, lógica]
 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Um dia chega o fim

 
A fresh, cut daffodil lying on the road
 
 
Só nos resta um minuto, um instante, um só momento
e como num breve piscar de olhos
tudo já se foi
tudo já passou
ninguém se lembra mais
nada mais restou...
Breve vida,
curta história
poucas páginas bem vividas
e muitas lágrimas na memória,
quem se lembra ou quem recorda
ou realmente quem se importa?
É tão depressa que passa a vida
e tão rápido que chega a morte
e tudo o que você mais queria
fica por aí... entregue a própria sorte...
e só nos resta um minuto
um breve instante
uma só chance
pois assim como chegamos
partiremos de relance...
Um só momento, um só segundo,
e tudo muda no seu mundo
tudo vira só saudade
ou melancolia da idade...
Então se achega aqui comigo
e escuta o que lhe digo
há um lugar muito bonito
guardado para ti no Paraíso,
não é lenda ou estória
não é fábula ou loucura
é o amor de Cristo que te cura
é a vida eterna
é a alegria pura
é o Caminho e a Salvação
e é o Único que sabe as verdades do teu coração.
 
Imagem de Crestock.com
 
[poesia cristã, poema cristão]
 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Teste a RAM no Windows Vista

Testando a memória RAM com o Windows Vista ◄ Uma matéria do GUIA do PC mostrando o uso de uma ferramenta do próprio Vista pra avaliar o estado da RAM.
 
[hardware, dica, teste da memória RAM]
 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Utilidades computadorianas 22

 
[programa, software, hardware, dica, artes gráficas, design, webdesign, melhorar, otimizar, o desempenho, velocidade, do sistema windows]
 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Aniversário de Darwin

No 12 de fevereiro, muitos aí estarão comemorando o aniversário de 200 anos do nascimento de Charles Darwin, o pai do evoilusionismo* da teoria da evolução das espécies. Em razão disso, a mídia científica, quase científica e a pseudocientífica não científica (ou seja, a imprensa comum) já vêm publicando matérias especiais sobre o cientista, sua teoria famigerada e os conseqüentes "benefícios proporcionados ao desenvolvimento da humanidade".
 
Pra quem estiver interessado em conhecer mais sobre tudo isso aí e sobre o que os evoilusionistas pensam dos criacionistas e do criacionismo, recomendo a leitura das revistas Veja (edição 2099, de fevereiro de 2009) e Scientific American Brasil (edição 81, de fevereiro de 2009) mais recentes.
 
Veja darwinMatéria principal: A Darwin o que é de Darwin
Outras matérias:
■ Onde Darwin é só mais uma teoria – fala de escolas evangélicas onde o que vale mesmo é o que está na Bíblia, apesar de ensinarem o evolucionismo.
■ A ciência e a fé já foram unidas
 
 
No site da Veja é possível ler um trecho/resumo da matéria principal.
 
 
SciAm BrasilEdição especial quase toda dedicada à Evolução.
 
Veja a lista de matérias e um pequeno comentário sobre cada uma na página da revista que linkamos lá em cima.
 
Há uma matéria interessante intitulada Manobras Recentes do Criacionismo. O site comenta: criacionistas querem idéias religiosas ensinadas como fatos científicos em escolas públicas e continuam a combater derrotas legislativas, escondendo seus objetivos sob disfarces cada vez mais elaborados.
 
 
"(…) as igrejas mais aprisionam que libertam a natureza humana" afirma Ulisses Capozzoli no editorial dessa edição da Scientific American. Nessa afirmação acho que ele usa "igrejas" como sinônimo de "cristianismo". Isso me lembra Gálatas 5:16-21 e trechos dos três primeiros capítulos de Romanos.
 
* O termo evoilusionismo foi criado por mim como resposta ao termo criaburracionismo inventado por um certo blog ateu que visitei tempos atrás. Digo que criei porque depois de fazer pesquisas em português e inglês no Google não encontrei o termo, isto é, a net mostra que ele ainda não foi usado por ninguém. Então, acho que posso requerer para mim o título de inventor dele!
 
Veja também:
» André Petry volta à carga (militante ateísta da Veja criticando o ensino do criacionismo)
 

There's probably no atheism

Complementando um post de hoje do Gonzaga lá no Mural na Net, aqui vai uma resposta à campanha dos ateus lá do Reino Unido. Não acho que tenham sido confeccionadas faixas como essa da foto abaixo por parte dos cristãos para revidar a campanha ateísta. A imagem deve ser só uma montagem que tá rolando na internet (achei no blog Convicções).
 
A frase original dos ateus pode ser vista nesse post aqui do Mural.
 
 
NON Atheist
"There's probably no ATHEISM. Now stop worrying and enjoy your life WITH GOD" dia a resposta cristã.
 
 
A frase da montagem-resposta diz "Provavelmente não há ATEÍSMO. Agora, pare de se preocupar e goze sua vida COM DEUS". he he he
Eu modificaria a frase deixando-a assim: "Provavelmente há pouquíssimos ateus. Agora, pare de se preocupar e goze a vida com Deus/Jesus". Em inglês, "There's probably just a few atheists. Now stop worrying and enjoy your life with God/Jesus".
 
Bem criativa a "vingança", não?! E eles aproveitaram uma foto original onde aparecia o biólogo Richard Dawkins (guru do ateísmo moderno) posando orgulhosamente junto a um ônibus urbano britânico logo quando a campanha atéia começou.
 
[religião, ateus, humor, paródia]
 

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O cassino da vida

Trecho do DVD Expelled: No Intelligence Allowed (fala das origens da vida) satirizando o fato de que é impossível que a vida tenha surgido sem influência de um agente. Muito bem bolado!
 
 
 
 
Achado no Areópago
 
[criacionismo, evolucionismo, evoilusionismo vídeo, richard dawkins, ateísmo, humor]
 

Projetar, uma arte

Mais um livro que descobri através da Livraria Saraiva.
 
arte de projetar Arte de Projetar em Arquitetura (Peter Neufert)
 
Princípios, normas, regulamentos sobre projeto, construção, forma, necessidades e relações espaciais, dimensões de edifícios, ambientes, mobiliário, objetos. Referência bibliográfica de reconhecido valor universal e indispensável para arquitetos, engenheiros, construtores, proprietários e estudantes de arquitetura, urbanismo e engenharia. Edição com mais de 6.200 ilustrações e tabelas.
 
[TAGS: dica, estudo, engenharia civil, construção civil]
 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Her morning elegance

Clip da música Her morning elegance de Oren Lavie. Todo feito em stop motion. Um show!
 
 
 
 
[vídeo clip, arte, criatividade]
 

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Utilidades computadorianas 21

 
[dica, programa, software, hardware, eletrônicos, segurança, tecnologia, desempenho do sistema windows, fotografia]
 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mundo com 4 dimensões

Até que enfim vi pela primeira vez in my life, com estes olhos que a terra há de comer, uma coisa com 4 dimensões, ou seja, com uma dimensão a mais além das três que conhecemos, altura, largura e profundidade. Tá numa animação nessa página aqui da Scientific American Brasil. Espere um pouco para carregar a animação, veja o elefante branco e ainda uns fractais interessantes, como, por exemplo, a Esponja de Menguer.
 
A figura abaixo mostra apenas o "normal", um objeto de 3 dimensões. É a primeira animação lá na página do link acima.
 
 
SciAmBR_4 dimensões
 
 
[ciência, física quântica, curiosidade, matemática, geometria]
 

Livros para estudo de português, espanhol e inglês

Três livros que me parecem úteis citados num boletim da Livraria Saraiva que recebi por email. Segue abaixo a descrição do site dela para cada um.
 
English grammar in useEnglish Grammar In Use
 
É indicado para estudantes de nível intermediário e avançado, combinando gramática e exercícios práticos em um único volume. Acompanha Cd-Rom.
 
 
 
 
 
 
Gramática completa Gramática Completa para Concursos e Vestibulares
 
Gramática completa para concursos e vestibulares traz a teoria gramatical completa explicada de um modo simples e mais de 500 testes de múltipla escolha selecionados de concursos públicos e vestibulares promovidos por diversas instituições brasileiras, constantes em uma lista no final do volume. Esta obra foi pensada para tornar o estudo da Gramática uma atividade mais prazerosa, distanciando-a daquela idéia de informações maçantes difíceis de decifrar.

Para isso, a obra conta com um moderno projeto gráfico, miolo em duas cores e explicações objetivas exemplificadas com vários usos da língua portuguesa – em clássicos da literatura, letras de música, poemas, expressões do dia-a-dia etc..

Por meio dos comentários que faz a todas as alternativas dos testes selecionados, o autor ensina a raciocinar a língua portuguesa para que o estudante a entenda naturalmente, contextualizada. O diferencial é que não apenas a resposta correta é comentada: todos os testes têm todas as alternativas explicadas nos comentários da resposta, com indicações de “pegadinhas” e detalhes sutis que muitas vezes passam despercebidos na hora de escolher a alternativa correta.

O estudante vai aprender a considerar todas as possibilidades gramaticais da língua portuguesa quando mais precisar: no momento de passar no vestibular, conseguir uma vaga em um emprego concorrido ou aprimorar suas habilidades lingüísticas.
 
 
Conjugar es fácil Conjugar es Fácil en Español de España e de América
 
Este libro permite el manejo correcto de los verbos más utilizados de la lengua española actual. Tiene dos partes: la primera con un carácter más general, y la segunda referida exclusivamenteal español de América. Tiene las siguientes secciones: Resumen de gramática del verbo (España y América), Tabla de conjugación, Lista general de verbos, Lista de verbos Hispanoamericanos con sus definiciones, Régimen preposicional y por último, Expresiones figuradas y frases hechas más usuales (con ilustraciones humorísticas)
 
[TAGS: dica de livro, língua estrangeira, idiomas, português, espanhol, inglês]