Pages

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

3 livros úteis a um engenheiro civil

Livros lançados recentemente:
 
Cálculo Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado - Volume 2 [Roberto Chust Carvalho, Libânio Miranda Pinheiro]
 
Complementando o volume 1, este livro trabalha: lajes nervuradas e lajes sem vigas (lisas e cogumelo), ação do vento em edificações e análise de estabilidade global em estruturas reticuladas, flexão composta normal e oblíqua, dimensionamento e o detalhamento de pilares e cálculo e detalhamento de elementos de fundação (mais especificamente sapatas e blocos sobre estacas).

Todos os capítulos contêm exemplos didáticos, que mostram a aplicação prática dos conceitos teóricos contidos no texto básico.
 
 
 
 
Construção Construção Passo-a-Passo [PINI]
 
Coletânea revisada de artigos técnicos ilustrados publicados nos 20 primeiros números da revista Equipe de Obra. Estruturas, fôrmas, armaduras, impermeabilização, drywall, alvenaria, telhados, revestimentos, pisos, caixas d'água, instalações elétricas e hidráulicas são alguns dos temas abordados. O livro obedece a princípios fundamentais, como a boa técnica e o respeito às normas, o estímulo à inovação tecnológica e a defesa da segurança, saúde e higiene nos canteiros de obras. É um verdadeiro manual de consulta, uma ferramenta para tirar dúvidas e descobrir o jeito certo de fazer as coisas.
 
 
 
 
manual Manual de Projeto de Edificações [Manoel Henrique Campos Botelho, André Giannoni, Vinicius C. Botelho]
 
Um manual que recolhe e organiza as experiências sobre as técnicas e a arte do projeto de obras particulares e públicas. Feito com a colaboração de profissionais de várias partes do país e a consulta a vários Códigos de Edificações, vem a ser uma ferramenta valiosa para arquitetos e engenheiros. Baseado na Lei no 8.266, de 20 de junho de 1975 (Código de Edificações), do município de São Paulo.
Os autores recuperaram os subsídios técnicos a lei, acrescentaram aspectos de modernidade e vários assuntos novos, como a regulamentação de obras particulares em áreas públicas, direitos de passagem, critérios de projetos de banheiros públicos, recomendações para fumódromos, residências para idosos, necrotérios, prisões, estações rodoviárias e escolas de vários níveis.
 
 
 
[cálculo estrutural, fundações, projeto arquitetônico]
 

Nenhum comentário: