Pages

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Ação do vento em estruturas esbeltas com efeito geométrico

 
 
 
Livro de Alexandre de Macêdo Wahrhaftig pela editora Blucher.
 
Abaixo a sinopse:
 
Construções esbeltas são estruturas sensíveis aos efeitos da não-linearidade geométrica. A consideração não-linear na dinâmica estrutural afeta diretamente a determinação das frequências e à maneira como a estrutura responde a um carregamento dinâmico. A introdução da não-linearidade geométrica na dinâmica das estruturas pode ser feito convenientemente por meio do conceito de rigidez geométrica, que é uma consideração não-linear, já que depende do estado de tensões interno na estrutura.

O objetivo deste trabalho, portanto, é o de investigar a influência da rigidez geométrica no comportamento dinâmico de estruturas esbeltas sob ação de vento e estabelecer um método simplificado de cálculo para a determinação da frequência fundamental que leve em conta, diretamente, a presença da não-linearidade geométrica.

Para isso, é proposta uma expressão para a obtenção da frequência do primeiro modo de vibração e são desenvolvidas atividades experimentais e análises numéricas que permitem avaliar o efeito da rigidez geométrica nas frequências naturais de vibração de qualquer sistema estrutural que possa ser associados a barras simplesmente engastadas.
 
Link para a página dele no site da editora (CLIQUE AQUI).
 
 
 

Nenhum comentário: