Pages

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Apagando por completo partições ou HDs usando o Linux

 
Desejei, por esse dias, apagar completamente (para evitar recuperação por terceiros) um disco rígido usando o LinuxMint. Fiz uma busca em inglês na net e achei os 3 links abaixo entre os primeiros resultados:
  1. Use an Ubuntu Live CD to Securely Wipe Your PC’s Hard Drive – como o LinuMint é baseado no Ubuntu, as instruções lá indicadas servem para o primeiro. Utiliza o programinha wipe, o qual não está instalado no Linux — será necessário baixá-lo antes. O processo de sobrescrição tem 14 passos e, por isso, pode demorar muuuuuito para terminar em dispositivos de armazenamento muito grandes!
  2. How can I securely erase a hard drive? – guia que achei no fórum Ask Ubuntu. Usei o método sugerido na primeira resposta, a do usuário Frxtrem. Sobrescreve os dados 3 vezes usando informação aleatória, mas é possível personalizar o processo com menos sobrescrições.
  3. How to wipe a hard drive clean in Linux – não consegui usar esse método. O sistema acusou parâmetro desconhecido para o termo 1M! Tentei outras combinações de caractere, tipo 1m e lm, mas não teve jeito.
Observação: nos métodos acima descritos, ao usar o fdisk para descobrir as partições que você tem, o parâmetro que parece ser 1m na verdade é lm, isto é, 'L' minúsculo seguido da letra 'm'.
 
[shred/shredder, wipe, apagando informações de HDs/discos rígidos]
 
 

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A concepção materialista neo darwinista da natureza é falsa?


Atualizado em 08 de outubro de 2014
 
Este post era uma dica de leitura que cita o livro Mind and Cosmos: Why the Materialist Neo-Darwinian Conception of Nature Is Almost Certainly False [Mente e Cosmos: Porque a concepção materialista neo darwinista da natureza é quase que certamente falsa].

Atualizei o post e o transferi para meu novo blog (As Origens) por se adequar mais a temática geral de lá. Clique aqui para acessar o post.