Pages

sexta-feira, 16 de março de 2012

quinta-feira, 15 de março de 2012

Livros

 
Aterros sobre solos moles - projeto e desempenho
[Márcio de Souza S. Almeida e Maria Esther Soares Marques]
 
O acúmulo de conhecimento nesse importante tema, enriquecido por novos recursos tecnológicos, permitiram a construção deste livro. Abrangendo exaustivamente todas as fases, desde as investigações até o monitoramento da obra construída, o livro apresenta os conceitos e desenvolvimentos necessários para todas as etapas de projeto dos aterros sobre solos muito moles, com uma análise detalhada de métodos construtivos, métodos de previsão e aceleração de recalques, análises de estabilidade e monitoramento da obra, e outros aspectos envolvidos.

A publicação ainda fala do papel cada vez mais importante dos geossintéticos como alternativa para a melhoria dos solos moles e estabilização do aterro, tanto no reforço na base do aterro como, em aterros estruturados, no uso de plataformas de geossintéticos ou colunas granulares encamisadas.
 
 
 
Como Evitar Prejuízos em Obras de Construção Civil (Construction Claim) - Manual técnico de orientação para o reequilíbrio dos contratos
[Maçahiko Tiçaka]
 
Procura mostrar os diversos fatores que podem causar o desequilíbrio econômico-financeiro de um contrato de construção civil quando ocorrem alterações nos projetos básicos ou nos quantitativos dos serviços.

A publicação traz de modo prático, e com linguagem direta, uma ferramenta para que contratantes e contratados possam identificar os problemas potenciais e solucioná-los antecipadamente. E caso os conflitos já tenham surgido, o autor formula orientações na busca pela solução.

O objetivo final da obra é apresentar aos leitores de forma didática e compreensível uma metodologia a ser seguida na condução de um processo de viabilização de um empreendimento de construção e fornecer subsídios sobre a formação dos preços na construção, além de um roteiro dos aspectos que podem ser abordados para a preparação do pleito.
 
 
Alvenaria Estrutural em Blocos Cerâmicos: Projeto, Execução e Controle
[Guilherme Aris Parsekian, Marcia Melo Soares]
 
O principal objetivo do livro é dar acesso a informações básicas para o entendimento e a elaboração de projetos e obras em alvenaria estrutural de blocos cerâmicos, seguindo as normas técnicas recentemente publicadas: ABNT NBR 15812-1:2010 e NBR 15812-2:2010 para projeto e execução de alvenaria estrutural de blocos cerâmicos. Os tópicos mais importantes para a eficiência e racionalização do sistema são abordados pelos autores nesta publicação, como: conceitos técnicos da normalização brasileira; definição de materiais e componentes; critérios para dimensionamento de elementos de alvenaria; projeto de alvenaria estrutural (com exemplos detalhados de projeto racionalizado); conceitos sobre ações e segurança; critérios para dimensionamento da estrutura do prédio (com exemplos de cálculo) e aspectos para a correta execução e controle de obras em alvenaria estrutural.
 
 
Perícias de Engenharia - A Apuração dos Fatos
[Simone Feigelson Deustsch]
 
De autoria da arquiteta e professora Simone Feigelson Deutsch, o livro constitui imprescindível elemento para investigação de fenômenos de patologias construtivas, uma das maiores causas de conflitos que deságuam no Poder Judiciário. O Perito é a longa manus do Juiz na cognição das questões técnicas e científicas, como decorre da leitura desta obra, que proporciona a todos, inclusive aos que não são especialistas no tema, maior segurança e desenvoltura na decisão. Trata-se de obra que não deve faltar na biblioteca dos que militam na área pericial de Engenharia sobre as causas e efeitos de danos nas construções.
 

terça-feira, 13 de março de 2012

Saúde e bem-estar 32

 
Mais algumas matérias úteis:
[Saúde bucal, odontologia, problemas de coluna]
 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Como alterar o ícone de um tipo de arquivo no Windows Vista

 
Dois links em inglês que achei quando tava precisando mudar o ícone associado a uma extensão de arquivo específica. Lembro-me de ter testado os dois roteiros, mas não lembro qual funcionou. Aliás, nem lembro se funcionou. Mas, de qualquer forma, tá aí.
 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Aplicativos Android 3

Mais dicas de aplicativos. Nem todos eu cheguei a instalar e testar, mas vou fazê-los.
[Utilitários, utilidade para smartphone, tablet]