Pages

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Utilidades computadorianas 56

Mais coisas úteis:
[boatos, resolução de problemas passo a passo, telefone celular, software, edição de vídeos, hardware, navegar na net em grupo, dicas de Windows, gerenciamento do PC, conversão de vídeo, periférico]
 

sábado, 27 de agosto de 2011

Beyond The Light

 
Achei essa música no SoundCloud. É um rock puramente instrumental e tem uma guitarra como instrumento principal.
 
 
[música instrumental, motivacional, inspiradora]
 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ebooks gratuitos de matemática e ciência da computação

[Este post foi originalmente produzido em fevereiro de 2008]
 
Texto reproduzido do site da UFAL:

O Professor Jaime Evaristo, do Instituto de Computação, está disponibilizando para download gratuito o livro de sua autoria, Programando com Pascal, editado originariamente pela Editora Book Express, em 2004, e uma reedição renomeada do livro Aprendendo a Programar - Programando em Linguagem Pascal, publicado pela mesma editora, em 2002, que, por sua vez, era uma reedição livre de Aprendendo a Programar - Programando em Turbo Pascal, livro lançado pela EDUFAL, em 1996.

O download do livro pode ser feito a partir da página do professor Jaime e o caderno das respostas dos exercícios propostos pode ser solicitado por mensagem eletrônica.
 
[e-book, livro eletrônico gratuito, informática, ciência da computação, algoritmo]
 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Patologia de estruturas de concreto e de materiais

 
Patologia, Recuperação e Reforço Estruturas de concreto Patologia, Recuperação e Reforço Estruturas de concreto
[Thomaz Ripper e Vicente Custodio Moreira de Souza]
 
Estuda o desenvolvimento de sintomas patológicos em estruturas de concreto armado ou protendido bem como dos métodos e procedimentos para recuperação e reforço dessas estruturas e os trabalhos de manutenção necessários para evitar o surgimento dos sintomas patológicos.
 
 
Materiais de Construção - Patologia, reabilitação e prevenção Materiais de Construção – Patologia, reabilitação e prevenção
[Luca Bertolini]
 
Analisa, em profundidade, as patologias e os processos de deterioração dos materiais de construção, destacando os métodos para sua prevenção. Orienta como elaborar um diagnóstico com técnicas e procedimentos de inspeção que permitirão a seleção de materiais e tecnologias para a reabilitação das estruturas degradadas. Aborda ainda os impactos dos materiais de construção sobre o ambiente e sobre o homem. Útil a projetistas, fiscais, engenheiros, arquitetos e demais profissionais da construção civil.
 
 
[Diagnóstico e tratamento de patologia de edificações, estruturas de concreto]
 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Palavras: Inconsútil

O blog/coluna Sobre Palavras, que é vinculado à revista Veja, publicou no dia 14 deste mês um post sobre um site que tenta salvar palavras da língua inglesa que estão sendo abandonadas.
 
A proposta do Save the Words é listar as palavras "órfãs" e esperar que alguém as adote – saiba mais detalhes lendo o post. Bem que podiam criar algo semelhante pro português, né? Pois apesar da língua de Camões ter um léxico menor que a de Shakespeare, não está livre do problema.
 
O Sérgio Rodrigues, escritor da coluna, afirmou que se existisse algo semelhante no Brasil, adotaria a palavra inconsútil – taí uma palavra nova pra mim. Seria interessante até adotar uma palavra por dia, como sugeria um texto sobre saúde mental que li por esses dias. Era até uma recomendação do site fazer isso como um exercício de neuróbica.
 
Mas vamos a inconsútil. INCONSÚTIL é aquilo que é inteiro, sem costuras ou emendas, feito de uma peça só. E no sentido figurado ainda pode significar sem falhas, fendas ou interrupções. A partir de hoje passa a fazer parte do meu vocabulário.
 
[curiosidade, enriquecendo o vocabulário, iDicionário Aulete]
 

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Calçadas, passeios

Algumas coisas que achei na net ao buscar por normas relativas a calçadas/passeios:
Para baixar os documentos da ABCP é preciso se cadastrar no site, mas o processo é rápido e indolor
 
[Cimento, método construtivo, boas práticas na construção civil, drenagem urbana]
 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Utilidades computadorianas 55

 
Mais links – muito deles oriundos dos boletins que recebo do Tech Republic:
[dica, tutorial, segurança, privacidade on line, manutenção, desempenho do Windows, computador, PC]