Pages

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Incorporar Google Buzz no blog

Tava querendo fazer isso hoje em mais de um blog hospedado no Blogger/Blogspot e não achei nenhuma dica ou tutorial. O que encontrei foi o Buzz Counter, site que gera um código HTML para inserirmos numa widget/gadget do blog e onde figurarão as 4 últimas publicações que fizemos no nosso GBuzz. Não gostei dessa opção!
 
Descobri, entretanto, uma forma de fazer a coisa sem necessitar o uso de ferramentas de terceiros, mas apenas o recurso nativo de publicação de feeds do Blogger.
 
Siga os passos:
  1. Antes de tudo, acesse a página de seu Google Buzz e copie o endereço do mesmo. Mas atenção… se ele for algo do tipo https://profiles.google.com/seu nome/buzz, ou seja, se for um link que comesse com isso de 'profiles.google', não vai servir. Associe-se ao Google+ para que seu Buzz passe a ser uma guia de seu perfil lá nessa rede. Após isso, seu Buzz terá um endereço assim: https://plus.google.com/113038470872868784584/buzz;
  2. Vá ao Blogger, acesse o blog onde quer incorporar o Buzz e peça para inserir uma nova gadget do tipo 'Feed'. No campo URL do feed cole o endereço de seu GBuzz apenas tendo o cuidado de remover o 's' do 'https://'. Clique em continuar;
  3. Agora é só ajustar as configurações de exibição de data, número de postagens (máximo permitido é 5), nome do autor, o título dela etc. .
A aparência da gadget vai depender de onde você a colocar no layout da página. Em alguns templates, como é o caso do que estou usando agora no momento em que produzo este post, ela é exibida melhor se for posta acima da coluna das postagens (veja imagem abaixo).
 
 
image
 
 
[incorporar, inserir atualizações do google buzz ao / a um, blog / blogger / blogspot]
 

Nenhum comentário: