Pages

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Logs do Chkdsk e do MdSched nos Windows Vista e 7

Tendo de resolver uns problemas com meu Vista, recentemente, deparei-me com a necessidade de visualizar os logs dos aplicativos Check Disck [Chkdsk.exe] (o substituto do Scan Disk) e Ferramenta de Diagnóstico de Memória [MdSched.exe], pois nem sempre dá tempo de vermos o resultado final das análises feitas por eles assim que acabam os testes, já que os relatórios ficam disponíveis na tela por um curto espaço de tempo.
 
Fuçando na net descobri onde achar os logs dessas ferramentas.
 
 
Tela do Visualizador de Eventos
 
 
Para encontrar ambos os logs é necessário abrir o Visualizador de Eventos (Event Viewer). Após abrir uma janela como a da figura acima, vá na coluna 1, clique em Logs dos Windows e siga as instruções abaixo:
  • Log do Check Disk – Clique no subitem Aplicativo. Agora, na coluna 3, clique em Localizar ou clique em qualquer item na coluna 2 e tecle Ctrl + F. Busque pelo item Wininit ou pelo código de identificação de evento 1001 (ou 26212, segundo o Tech Republic. Esse código também pode ser usado para buscar pelos relatórios de erro gravados pelo sistema após a ocorrência da Tela Azul da Morte (Blue Screen of Death - BSOD);
  • Log da Ferramenta de Diagnóstico de Memória – Clique no subitem Sistema. Clique em Localizar, ou use Ctrl + F, e busque por uma das seguintes palavras: Memory, Diagnostics; ou pelo código de identificação de evento 1201.
[resolução de problemas do Windows, log, Windows error reporting]
 

Nenhum comentário: