Pages

domingo, 31 de maio de 2009

Multiversos, uma idéia furada?

Segundo o Maximiliano Mendes, do Areópago, dentre as divindades adoradas pelos fisicalistas, a “Emergência” e os “Multiversos” talvez sejam as principais.
 
O Max postou somente o segundo vídeo aí abaixo que é a contestação da teoria dos multiversos. O cara que faz a explanação no vídeo refere-se a um vídeo dum tal de Rob Bryanton onde o mesmo explica, com base na teoria das cordas, como o universo em que vivemos pode ter – pasmem! – 10 dimensões. Uma viage, meu!
 
Aqui vai o vídeo do Rob intitulado Imaginando a décima dimensão. É bom assistir ele primeiro. Tá narrado em inglês e tem legendas também em inglês.
 
 
 
 
E aqui vai o vídeo que tenta mostrar a falta de consistência da idéia dos multiversos.
 
 
 
 
[ciência, física, curiosidade, viagem no tempo, múltiplos universos, paradoxo, teoria das cordas]
 

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Maceió inaugura escola de PVC

escola de PVC
Escola de PVC Mestre Izaldino [Fonte: Tudo na Hora]
 
 
Aqui está o link para a notícia lá no UOL – apesar de vários jornais daqui terem falado da escola.
 
Agora, a pergunta que não quer calar em minha mente: alguém lembrou que, caso haja um incêncio lá dentro, o PVC vai liberar gases tóxicos?
 
[construção civil, inovação, curiosidade, sistema construtivo]
 

terça-feira, 26 de maio de 2009

Instalações prediais hidráulicas e sanitárias

instalacoes_clip_image002
 
 
Aí va uma leva de links úteis que achei semana passada quando procurava por materiais na área de instalações sanitárias prediais que me informassem as UHC de uma máquina de lavar roupas já que meu livro Instalações Hidráulicas e Sanitárias do Hélio Creder, apesar de ser a última edição publicada (6ª ed., 2006), ainda se baseia na NBR 8160 de 1983 (quando ela era chamada só de NB 19). Tá aê:
 
Notas de aula (aula 6) de Intalações de esgoto sanitário do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Link para download direto;
 
Página da disciplina Instalações II (ECV5644) do LabEEE-UFSC. Lá tem notas de aula, apostilas, trabalhos, textos em PDF etc. dos assuntos: hidrostática/hidrodinâmica, instalações de água fria, água quente, esgoto, sistemas puviais e ainda sistemas de proteção contra incêndio, descargas atmosféricas e sistemas de gás;
 
Apostila de instalação de esgoto doméstico com 40 páginas. Tá hospedada no Ebah! É preciso cadastrar-se pra poder baixar;
 
◘ Página da disciplina Sistemas hidro-sanitários na arquitetura e urbanismo I (ARQ3366) da Universidade Católica de Goiás. Tem notas de aula, em PDF, ábacos e um Código de Segurança contra Incêndios e Pânico;
 
◘ Página da disciplina Sistemas Prediais I (PCC 2465) do PCC USP (Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo);
 
Notas de aula de Instalações Hidráulicas/Sanitárias Esgoto Sanitário [acho que esse é o nome de uma disciplina] do curso de engenharia civil da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É uma apresentação de slides no formato PPT [abre no BrOffice também] com 109 slides. Tem muitas coisas nessas notas de aula. Acho que quem a fez transceveu bastante coisa da NBR 8160. Link para download direto;
 
Página da docente Doralice A. F. Soares do curso de engenharia civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nas páginas de três das quatro disciplinas ministradas por ela (Projetos {DEC 717}, Organização e instalações das edificações I {DEC 1466} e Sistemas Hidráulicos Prediais {DEC 2582}) há materiais para download: notas de aula, apostilas e materiais de terceiros;
 
◘ Página da disciplina Instalações Hidráulicas e Sanitárias (SHS0402) do curso de engenharia civil da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Há notas de aula e apostilas disponíveis para download. Parece que alguns materiais são os mesmos da disciplina PCC 2465 do PCC USP citada anteriormente. Nesta página aqui são listadas várias outras disciplinas do curso. Talvez também seja possível encontrar materiais para download dentro do assunto de cada uma;
 
Sistema de hierarquização de ações de conservação da água em edificações com aplicação do método Electre III : dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Link para download direto;
 
Imagem de Cimento.org
 
[desenho, cálculo, construção civil, instalações hidrossanitárias/hidro-sanitárias, instalações elétricas]
 

segunda-feira, 25 de maio de 2009

sábado, 23 de maio de 2009

Loops of Zen

Postado por mim originalmente no Mural na Net.
 
Loops of Zen é um joguinho de regras simples pra fazer você pensar.
 
 
Loops of zen 
 
Tá vendo esse monte de “curvas”, “traços” e “círculos vazados com pontas” aí acima? Pois seu objetivo no jogo é ligar todos esses elementos de maneira a formar um caminho único, um loop. Clique sobre cada peça e veja que elas giram podendo assumir até quatro posições diferentes.
 
Ao conseguir formar o caminho (loop contínuo), você passa de fase. E tenha calma porque essa imagem aí não é da primeira fase; a primeira fase é mais simples. E aí você já sabe: a medida que avançam os níveis a dificuldade aumenta.
 
Para iniciar o jogo é só clicar sobre a tela dele. Caso queira desligar a música do jogo – chatinha, por sinal –, aperte “m” no seu teclado.
 
Se você quiser registrar seu(s) recorde(s) no site e ganhar insígnias (badges), é só clicar na guia ACHIEVEMENTS (parte da direita da janela do jogo) e, então, no link Register. Agora, creio que você vai precisar fazer isso antes de jogar pela primeira vez, viu?
 
CLIQUE AQUI para ir à página do jogo.
 
Boa diversão!
 
[webgame, jogo on line, diversão, passatempo, entretenimento, raciocínio]
 

terça-feira, 19 de maio de 2009

Melhor não te querer, a não te conhecer

O Amor-Necessidade diz de uma mulher: ‘Não consigo viver sem ela’. O Amor-Doação deseja proporcionar a ela felicidade, conforto, proteção — e, se possível, riqueza; o Amor Apreciativo a contempla, e prende a respiração, e se cala, e se alegra por tamanha maravilha existir, mesmo que não para ele, e não se sente inteiramente deprimido por perdê-la, e preferiria perdê-la a jamais tê-la visto.
 
C. S. Lewis
 
 
[poema, namoro, paixão, reflexão, pensamento]
 

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Utilidades computadorianas 31

 
[dúvida, segurança, curiosidade, notícia, serviços on line, programa, software, web aula, hardware, DOS, prompt de comando, dica, tutorial, manutenção do PC, computador]
 

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dicas para a casa

Uma série de matérias para a hora de construir e fazer manutenção na nossa casa e em suas instaçlaçãos, além de uma com curiosidades.
 
 
 
 
 
[como construir, construção civil, projeto, instalações hidráulicas, vídeo]
 

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Dia das Formigas

O dia das formigas O escritor Bernard Werber acredita que só podemos compreender melhor os homens se mudarmos o nosso ponto de vista. No seu livro "O Dia das formigas", ele narra uma interessante aventura em que os seres humanos são observados por estes organizados insetos. Tudo isso baseado em estudos científicos: o autor se debruçou por cerca de 15 anos sobre a vida das formigas e pesquisou com detalhes seu comportamento, sua vida em sociedade para trazer à tona o que há de mais secreto, misterioso e enigmático na sociedade subterrânea e rasteira desses animais.
 
Aí está uma mescla de dois comentários a respeito do livro, mas talvez a coisa mais legal que comunico neste post é que é possível ganhar esse livro num sorteio da promoção que está sendo feita pela revista Mundo Estranho. Saiba como participar aqui; mas vá logo porque a chance de participar é só até 18 de maio.
 
[dica de leitura, bom exemplo]
 

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Coisas do evoilusionismo

Duas matérias sobre coisas que podem corroborar ou não a crença cega dos devotos do evoilusionismo:
 
 
[teoria da evoilusão, “pseudociência”, darwin, darwinismo]
 

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Saúde e bem-estar 22

 
[alimentação, nutrição, mente, dica de saúde, higiene, prevenção de doenças]
 

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Diversos

Segue aqui uma leva de links que vinham se acumulando nos diretórios temporários dos meus Favoritos de meu navegador. Resolvi juntar tudo num post e publicar logo duma vez só.
 
 
[religião, fé, ciência, dica de site blog, reflexão, evangelismo]
 

Ramps

Postado por mim originalmente no Mural na Net.
 
Ramps (rampas, em português) é nome do jogo que recomendo desta vez. Um jogo simplesinho, mas divertido.
 
 
Ramps
 
 
As intruções em inglês, traduzidas pro português, que estão na própria tela inicial do jogo já dizem tudo: clique, arraste e rotacione as rampas para construir um caminho seguro que guiará as esferas ao objetivo (o cesto lá embaixo). Clique lá onde tem uma seta verde para liberar a esfera. Clicando sobre a lata de lixo que tem uma bolinha azul ao lado (lá no canto superior direito) você fará a esfera parar de rolar e voltar pra dentro do compartimento onde fica guardada. Já clicando sobre a outra lata de lixo, você fará as rampas voltarem à posição inicial.
 
Mova as rampas clicando sobre a meia lua cinza em seu centro. Rotacione as rampas clicando sobre os pontos brancos em suas extrimadades.
 
Você ganha pontos baseados na quantidade esferas perdidas, no tempo que leva para solucionar a fase e no nível de dificuldade da fase.
 
[webgame, jogo on line, diversão, passatempo, entretenimento]
 

terça-feira, 5 de maio de 2009

Esferas de água em gravidade zero

O vídeo abaixo mostra experiências com bolhas/esferas de água realizadas na 6ª expedição da NASA à Estação Espacial Internacional. As partes do vídeo são (esse nomes vão aparecer antes de cada uma): Waves in a large free sphere of water [ondas propagando-se numa grande esfera de água], Water droplet in a bubble in a sphere [gotículas de água dentro de uma bolha de ar que tá dentro duma esfera de água] e Effervescent antacid tablet in a water sphere [tablete de remédio antiácido efervescente numa esfera de água].
 
 
 
 
[espaço sideral, experimento científico]