Pages

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa 2009

Está em vigor desde o primeiro dia de 2009 mais uma inútil brilhante reforma ortográfica da língua portuguesa, a qual, pelo menos em parte, comprometo-me solenemente, desde sempre, não cumprir. Se bem que se num documento oficial eu for obrigado a usá-la (uma prova de concurso, por exemplo), usarei.
 
Mas, deixando os comentários particulares de lado, vamos ao que interessa. Um post do blog do Antonio Passos tem links pra vários documentos referentes a essa palhaçada linguística bendita reforma: a resolução da assembléia da república, um guia da editora Melhoramentos (produtora do Dicionário Michaelis) e ainda outros documentos inúteis úteis. Sendo assim, reproduzo a seguir parte do post do Antonio.
 
 

Abaixo, a íntegra da Resolução da Assembléia da República que aprovou o Acordo Ortográfico.

Resolução Da Assembléia Da República

Como ninguém, em sã consciência, vai andar com essa resolução pra cima e pra baixo para saber como escrever daqui pra frente, seguem links para downloads de alguns guias práticos que explicam, de forma descomplicada, como devemos escrever depois da reforma ortográfica. O primeiro foi publicado pela Editora Melhoramentos, a mesma do dicionário Michaelis. O segundo, pela Editora Moderna.

Michaelis - Guia Prático da Nova Ortografia

Moderna - Guia do Acordo Ortográfico

Se ainda assim você achar muito complicado o tal acordo ortográfico, experimente os seguintes resumos do acordo ortográfico. O primeiro, em duas partes, foi publicado no Correio Braziliense. Aí vão os links:

Resumo do Novo Acordo Ortográfico - Parte 01/02
Resumo do Novo Acordo Ortográfico - Parte 02/02

Este outro resumo da reforma ortográfica, do professor Sérgio Nogueira, foi publicado no portal G1, e é minha indicação para se ter diante dos olhos:

O que muda com o acordo ortográfico

E para saber mais sobre a reforma ortográfica, acesse meu bloco de notas público Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. ← Tem uma entrevista interessante neste link.

[estudos, português, "escrever bem" ← olha as aspas, viu?!]

 

Nenhum comentário: