Pages

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Recuperação de arquivos apagados

Matéria do UOL Tecnologia sobre recuperação de arquivos perdidos/apagados de: HDs/discos rígidos (com guia passo a passo), pen drives e HDs externos portáteis (com guia passo a passo). Há também um guia de recuperação de fotos apagadas acidentalmente de câmeras fotográficas digitais.
 
[fotografia, câmera fotográfica, foto digital, armazenamento em meio, mídia, digital, tutorial, periférico]
 

sábado, 28 de junho de 2008

Falando sobre Dica do Writer: Notificação Automática de Servidores de Ping

Citação ...

Esta é uma citação (traduzida) da postagem lá do Space do time de desenvolvedores do Windows Live Writer que trata de notificação de servidores de ping. Já tinha citado-a aqui no meu Daяix (Espaço). Essa dica foi feita com base na versão 14 do Writer; portanto, não sei se continuará sendo útil em versões mais recentes.

WLS ping Um dos recursos menos óbvios disponíveis no Windows Live Writer é a habilidade de enviar au-tomaticamente ping (um sinal) para agregadores populares de blog toda vez que você publica algo em seu blog. Este recurso envia pings rapi-damente aos servidores de agregadores de blog que você especificar e indicam quando há ma-terial novo.

Clique na imagem para ampliá-la. ►

Para usar este recurso no Writer clique em Enviar ping para servidores na caixa de diálogo Opções (abra o menu Ferramentas | Opções | Enviar ping para servidores). Então adicione os nomes dos servidores ao quais você deseja enviar ping.

Nomes de alguns mecanismos de busca que você poderia escolher são:
http://rpc.technorati.com/rpc/ping
http://blogsearch.google.com/ping/RPC2
http://ping.feedburner.com
http://rpc.icerocket.com:10080
http://services.newsgator.com/ngws/xmlrpcping.aspx
http://api.feedster.com/ping.php

Você também pode usar um serviço de ping como o Ping-o-Matic (este serviço irá automaticamente enviar ping para um número de sites populares). Basta adicionar este endereço à lista de servidores:

http://rpc.pingomatic.com

Você pode obter uma lista extendida de servidores de ping a partir do tópico sobre Servidores de Ping lá na Wikipedia (em inglês) e no website do Ping-o-Matic

Uma nota sobre ETIQUETA ao usar o recurso de notificar servidores de ping: certifique-se de enviar ping apenas para serviços especializados que sejam relevantes para seu blog, caso contrário você gerará um carga excessiva neles.

[blogagem, recurso para blogueiro, webmaster, divulgar, divulgando seu blog]
 

Estabilizador ou filtro de linha?

 
Aproveite e veja também:
 
 
[hardware, periférico, proteção elétrica do computador, PC]
 

sábado, 21 de junho de 2008

Servidores de ping pro Windows Live Writer

Comecei a usar o Windows Live Writer pra postar aqui no meu Daяix (Espaço ou Space em ausqlaa, uma língua que inventei [o link para o post onde falo sobre ela só adicionarei futuramente]), mas notei que ele não vem com lista de servidores de ping e eu não achei, de imediato, nenhum ajuda útil em português na web.
 
Posto aqui então duas páginas em inglês que falam desse assunto e que dão listas de servidores de ping. Ainda não os li completamente, mas vai a citação aê:
 
Writer Tip: Automatic Server Pinging (É um post do Space dos próprios desenvolvedores do Windows Live Writer).
 
[blogagem, recurso para blogueiro, webmaster, divulgar, divulgando seu blog]
 

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Parece que a Phoenix achou água (dura) em Marte

"Técnicos da missão da sonda Phoenix estão convictos de que o material brilhante encontrado na superfície de Marte é gelo, e não sal." diz essa reportagem aqui lá da Folha Online/UOL.
 
 
Foto original do site da Nasa (linkada, não copiada).
 
 
Leia também (links da matéria acima):
 
 
[espaço sideral, universo, planetas, sonda, exploração espacial]
 

quinta-feira, 19 de junho de 2008

TDX - Tesis Doctorals en Xarxa (teses doutorais em rede)

O TDX é uma página de pesquisa que permite fazer buscas por teses e dissertações dentro da base de dados de diversas universidades espanholas (não sei se todas). E não são somente trabalhos da área de engenharia, mas de várias áreas do conhecimento.
 
Uma vez encontrado o que se procura, é possível baixar o trabalho em PDF.
 
O site e as buscas estão disponíveis em inglês, espanhol, catalão e galego (a língua irmã do nosso português). Procure o link de tradução na coluna lateral esquerda; é o último item.
 
[biblioteca, pesquisa científica, mecanismo de busca, buscador, dissertação de mestrado, tese de doutorado, artigo científico]
 

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Munte pré-moldados

 
MunteSite da Munte, empresa que trabalha com um sistema construtivo constituído de peças pré-moldadas de concreto.
 
Site da Munte ►
 
A empresa tem peças para atuar nos ramos de super estrutura (vigas, pilares, painéis), vedação (lajes, painéis de fachada) e cobertura (telas de concreto e lajes maciças ou protendidas). Ela trabalha ainda com escadas e peças para obras de fundação.
 
No site há detalhes dos produtos, casos de obras (com fotos), uma seção com respostas para perguntas freqüentes (FAQ) e ainda uma seção chamada Guia do Estudante cujo acesso exige um cadastro. Oferecem também para consulta um manual técnico de 20 páginas e o acesso ao boletim Munte On Line, ambos disponíveis em PDF, para download.
 
[engenharia civil, construção civil, fotos de exemplo, pré-moldados, estrutura de concreto]
 

terça-feira, 17 de junho de 2008

Apaque arquivos definitivamente com Tiny Shredder

OBSERVAÇÃO: Este post é do meu antigo Windows Live Spaces, e na época eu não sabia de outro programa para este fim. Hoje programas como o Revo Uninstaller já têm essa função. Se você, porém, necessita de um aplicativo somente para a remoção definitiva de arquivos, continue lendo o post.
 
Aqui vai a dica de um programa para apagar de forma definitiva e irrecuperável arquivos do disco rígido do PC.
 
 
Screenshot da tela do programa rodando em Windows XP.
 
 
Estava precisando de um programa pra isso e aí descobri o Tiny Shredder que tem apenas 73 KB e não precisa de instalação. Baixe-o daqui ou daqui, a partir do site de seus desenvolvedores.
 
O TS promete remover arquivos e pastas/diretórios, espaço livre, coisas na lixeira, informação temporária, arquivos temporários da internet, cookies, histórico e lista dos últimos arquivos usados. O programa disponibiliza até 7 formas diferentes de remoção dos arquivos, cada uma com número crescente de passos; a sétima aplica 9 passos. Há ainda um recurso pra adicioná-lo como opção no menu de contexto, mas, aqui no meu Windows Vista ele pediu pra baixar uma DLL pra habilitar esse recurso. Segui as instruções mas não funcionou! Bem… funcionando no modo normal já tá de bom tamanho, né?!
 
O TS roda em todas versões do Windows segundo seus desenvolvedores.
 
[utilitário gratuito, apagar rastros]
 

segunda-feira, 16 de junho de 2008

PSIU (Projeto de Silêncio Urbano) Alagoas

Blog do PSIU-AL (Projeto de Silêncio Urbano - Alagoas).
 
Segue descrição do projeto segundo o próprio blog:
 
O PSIU preocupa-se com a poluição sonora e os malefícios que a exposição pode causar à saúde do ser humano e do ambiente, gerando mudanças de comportamento e deficiência auditiva entre outros efeitos. A música é uma fonte sonora muito utilizada em todos os ambientes: social, acadêmico, familiar, urbano, rural, religioso, coletivo e individual. O PSIU procura promover o espaço do silêncio urbano, como um espaço de descanso e bem estar para o ser humano, espaço de reclamações para a população em relação à poluição sonora. Este é seu espaço contra este tipo de mal, que se alastra a cada dia.
 
[conforto ambiental, poluição sonora, convívio urbano, acústica, malefícios do som]
 

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Mais papéis de parede estilo Windows Vista

Gostou muito dos papéis de parede que vêm junto com o Windows Vista? Pois saiba que aquelas fotos são de um mesmo fotógrafo, Hamad Darwish, e que ele disponibiliza o download de outras lá no seu site pessoal!
 
 
Screenshot do site do Hamad Darwish
 Screenshot da página Gallery do site de Hamad Darwish.
 
 
Vá direto à página de download clicando aqui. O pacote compactado tem uns 30 MB e vem com 22 fotos (incluindo algumas das que já vêm no Vista) no tamanho 1920x1200 pixels.
 
Você pode ver esses papéis de parede (não sei se todos) e mais outras fotos no álbum do Hamad lá no Flickr. Veja esse link e outros na matéria original lá do Guia do PC.
 
[wallpaper, paisagem, paisagens, natureza,landscape, widescreen]
 

sábado, 7 de junho de 2008

Conjugue on line verbos do inglês, português e outras línguas

Quer conjugar um verbo do inglês pra saber se ele é regular ou não, ou como ele é conjugado caso já saiba que é irregular? Acesse o Verbix. É só digitar o verbo pra vê-lo conjugado em todas as pessoas de todos os tempos verbais para o indicative, conjunctive etc.
 
Verbix◄ Na verdade, o Verbix é multilíngüe, pois também conjuga verbos de outras várias línguas incluindo o português e o espanhol. A conjugação é feita no indicativo, subjuntivo, gerúndio, particípio etc. e em todas as pessoas, com a opção de suprimir a 2ª pessoa do plural – afirmam que ela é arcaica (onde já se viu isso?!) – e também de exibir as formas arcaicas.
 
Outras duas opções para conjugar verbos em português são o módulo conjugador de verbos da página do Grupo de Linguística da Insite e o site Conjuga-me. Em ambos os sites os verbos são conjugados de forma completa da mesma forma que o Verbix faz; também há suporte aos verbos defectivos. O Conjuga-me apresenta o resultado numa forma mais organizada que o conjugador da Insite, além de seu acervo de verbos ser maior; são 375.160 verbos contra aproximadamente 280.000 do conjugador da Insite.
 
 
Conjuga-me Módulo conjugador da Insite

Conjuga-me

Módulo conjugador da Insite

 
O Conjuga-me ainda tem links pra outros conjugadores do português e de outras línguas, como, por exemplo, finlandês, inglês e francês.
 
[ferramentas para estudo de línguas estrangeiras, idiomas estrangeiros, conjugação de verbos em espanhol, inglês, várias línguas]
 

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Paralelepípedos X CBUQ

Matéria da revista Construção Mercado comparando orçamentos reais de pavimentação (Paralelepípedos X CBUQ) do ponto de vista econômico e ambiental para a urbanização de um conjunto residencial.
 
[engenharia civil, construção civil, cuidado com o meio ambiente, construção sustentável, sustentabilidade, pavimento, asfalto, concreto betuminoso, levantamento de custos]
 

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Registrar sons/música no PC

Matéria do UOL Tecnologia sobre música, instrumentos musicais, fazer música no PC etc. intitulada Interfaces especiais facilitam registrar som de instrumentos musicais no PC.
 
[compondo, compor música, montar estúdio caseiro, em casa]