Pages

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Vilarejo, de Marisa Monte, e a nostalgia

O vídeo e o texto abaixo foram postados originalmente pelo Gonzaga (meu irmão pela fé e também mantenedor do Mural na Net) lá mesmo no Mural na Net. Após o vídeo estão os meus comentários.
 
 
Por Gonzaga S.
 
Uma das minhas canções preferidas é "Vilarejo" de Marisa Monte. A canção fala de uma vila bucólica onde cabe todo o mundo, desde Palestina a Shangri-lá, terra de heróis, lares de mãe, frutas no quintal, onde o tempo espera, as janelas estão abertas, em todas as mesas tem pão, flores enfeitam caminhos, destinos, vestidos. Peitos fartos , filhos fortes...
 
A doçura da melodia e a letra maravilhosa nos faz viajar para este "lugar real" e nos causa uma certa nostalgia que me faz pensar que fomos feitos para este lugar. É um paradoxo sentir saudades de um lugar onde nunca estivemos, mas que permeia cada canto da nossa alma. Vilarejo é simples e belo, é o mundo como Deus o projetou.
 
 
 
 
Meu comentário postado lá no Mural na Net:
 
Já tinha ouvido esta música algumas vezes, mas sem atentar para a letra, pois muitas vezes me detenho mais em ouvir a melodia. Não sabia que ela era Vilarejo e que a letra era tão bonita assim.
 
Quanto à letra e seu efeito "nostálgico", é interessante isso! Também sinto, de vez em quando, esse sentimento que costumo chamar de "saudades de lugares e tempos em que nunca estive (ou seria: onde ainda não estive?)".

Penso em lugares e tempos criados na minha imaginação, em lugares reais onde nunca estive e também imagino um mundo ideal. O que seria isso? Um desejo que Deus inseriu dentro de nós assim como aquela "moral/bom senso" que Paulo fala nos primeiros capítulos de Romanos?
Quem permanecer verá!
 
Do ponto de vista da música, a melodia é meio hipnótica. Ou apenas me é bem atraente porque coincide com meus padrões internos - os quais uso até implicitamente pra classificar, rotular, analisar e, simplesmente, perceber o mundo que me cerca. Vilarejo ficaria ainda mais bonita se fosse acompanhada por instrumentos típicos da música clássica: violinos, violoncelos e contrabaixos.
 
[cristianismo, pensamento, pensonhamento]
 

Nenhum comentário: