Pages

sábado, 5 de julho de 2008

Desativar a hibernação no Vista

Fui atacado recentemente por um vírus que infectou o arquivo que o Vista usa para armazenar arquivos e configurações quando você põe o computador pra hibernar - o arquivo é o hiberfil.sys. Meu antivírus (o avast! Home Edition) não conseguiu remover o cavalo de Tróia nem mover o arquivo infectado para a quarentena mesmo escaneando o PC no modo de boot - talvez porque o hiberfil.sys deva ser muito grande. Pensei em apagar manualmente esse arquivo, mas imaginei que precisaria desabilitar a hibernação do computador, pois o hiberfil.sys poderia estar sendo usado pelo sistema.
 
Ao tentar desativar a hibernação, descobri que isso não é algo tão simples assim como era no Windows XP. Na verdade, essa opção não aparece claramente nas configurações do Vista. Felizmente, achei o guia deste procedimento no WinAjuda e no próprio site de ajuda e suporte da Microsoft (KB920730).
 
Uma pequena observação: se o prompt do DOS aparecer sem solicitar permissão nenhuma de administrador, será necessário ir no local onde o cmd.exe está. Ele se encontra em C:\Windows\System32. Clique com o botão direito do mouse sobre o cmd.exe e mande Executar como administrador.
 
[futucando no Windows, infecção por vírus, pragas virtuais]
 

Nenhum comentário: