Pages

sábado, 20 de outubro de 2007

ProgeCAD Smart! 2009 - CAD gratuito

Dica para aqueles que precisam usar um programa de CAD, mas não conhecem outra ferramenta a não ser o AutoCAD.

Muitas dessas pessoas, assim como eu já cheguei a fazer, por comodidade ou desconhecimento de alternativas ao AutoCAD, usam este software ilegalmente. Existem até outros CADs pagos que são bem mais baratos que o AutoCAD, como, por exemplo, o ZwCAD e o CADian, mas parece que poucos os conhecem. Caso você seja apenas um estudante ou não necessite de um CAD para usar no trabalho, mas somente para abrir arquivos e fazer pequenas modificações em projetos, a dica é partir para o ProgeCAD Smart! 2009, um CAD que é totalmente liberado para uso não comercial!
 
O instalador do Smart! 2009 é bem menor que o do AutoCAD (só 97,2 MB), e ele trabalha nativamente com o formato DWG (desde o 2.5 até o 2009). Além disso, trabalha com layers, cores e espessuras de linhas, cotas etc.. Seus comandos e interface são semelhantes ao do AutoCAD (veja imagem abaixo). Isso acontece porque os dois softwares, se não me engano, são baseados na mesma tecnologia original, uma plataforma CAD chamada IntelliCAD.
 
 
ProgeCAD Smart! 2009 (screenshot)
Tela do ProgeCAD Smart! 2009 com o módulo de inserção de blocos (ALE) aberto.
Clique na imagem para ampliar.
 
 
Entre as habilidades legais do Smart! 2009 está a capacidade de exportar desenhos nos formatos BMP, EMF, WMF, DWF e SVG (aí você pode usá-lo em conjunto com o Inkscape!!). Ele ainda permite baixar um pacote de blocos após a efetuação do registro! Ahh!… e vem com um utilitário freeware para rasterização de imagens, o WinTopo.

O ProgeCAD Smart! só não trabalha com desenho 3D. É só para 2D. Entretanto, para a maioria dos engenheiros civis tá bom demais, uma vez que o único tipo de desenho 3D que chegamos a fazer é praticamente a parte de perspectiva isométrica de um projeto hidráulico. Para fazer desenhos nessa perspectiva, basta desenhar no CAD da mesma forma que desenhávamos antigamente no papel, usando linhas inclinadas a 30º!

A ProgeSOFT, desenvolvedora do ProgeCAD, tem dois sites: www.progesoft.com e www.progesoft.us, mas o primeiro parece ser o principal. A página de download do programa é www.progesoft.com/en/smart-2009#downl onde você encontra mais detalhes.
 
[arquitetura, projetos de construção civil, edificações, programas para a engenharia]